São Miguel, Açores
Atualizado: 12 de jan. de 2021
Estar rodeado de natureza pura é a principal motivação para visitar os Açores. O arquipélago encontra-se entre os continentes europeu e americano, as ilhas estendem-se ao longo de 600km pelo oceano Atlântico.
“Tudo é intensamente azul e imensamente verde”
Fui a São Miguel com duas amigas. Como cada uma vive numa cidade diferente, planeámos esta viagem com muitos meses de antecedência, escolhemos um fim de semana no princípio de outubro, quando o tempo “ainda está bom”, seja lá o que isso significa quando falamos dos Açores. As temperaturas nunca descem abaixo dos 13º no Inverno e não costumam ultrapassar os 24º no Verão.

O nosso programa para o primeiro dia foi alterado assim que chegámos ao hostel: não íamos conseguir ver a Lagoa das Sete Cidades nesse dia, estava enevoado para aqueles lados da ilha, informou-nos a rececionista.
Fomos, então, às Furnas, a este de Ponta Delgada. Uma lagoa imensa abriu-se diante de nós quando estacionámos o carro. Decidimos contorná-la até chegar às fumarolas onde cozem os ingredientes do famoso cozido das Furnas debaixo de terra, durante 6 a 8h.
Sem nunca ver o sol, embora fizesse calor, seguimos para o Parque Terra Nostra e para a Poça da Dona Beija, onde nos banhámos em águas quentes termais oriundas de uma nascente férrea.
No dia seguinte despertámos cedo, os biquínis ainda húmidos do dia anterior, o cabelo mais encrespado, o sol radioso, um sorriso aberto. Vamos visitar a Lagoa das Sete Cidades! A App de meteorologia mostrou que, mais uma vez, não iriamos ver nada, estava encoberto.
Mudança de planos novamente. Fomos diretas ao Parque Natural dos Caldeirões ter com a Bea e o Francisco, os instrutores de canyoning da Azores Epic Adventures. Experienciámos 3 horas de adrenalina e superação, com constantes suspiros de arrebatamento cada vez que nos deparávamos com as paisagens secretas por onde passámos – sentimos uma pontada de inveja pelos nossos guias, têm seguramente um dos melhores empregos do mundo. Entre saltos, descidas em rappel, mergulhos e slides, prometemos que regressaríamos para fazer o percurso de nível avançado.
Fomos pisar a areia negra de Santa Bárbara e molhar os pés no Atlântico, a água estava surpreendentemente quente e o sol radioso, convidava a ficar ali horas…
No entanto, quisemos visitar a Fábrica de Chá Gorreana. Há apenas duas fábricas produtoras de chá na ilha e na Europa. A Vera, a nossa guia, uma simpática açoriana a terminar o secundário e a querer prosseguir os estudos em História em Lisboa, mostrou-nos o processo quase sempre manual com que ainda são colhidas e tratadas as folhas da planta Camellia Sinensis.
No dia seguinte, descemos a cratera da Lagoa do Congro, a pequena caminhada para lá chegar vale cada passo: a neblina da manhã dissipou-se e ficámos rodeadas por pinheiros selvagens.
O único trânsito nestas estradas é gerado pela passagem de gado de um lado ao outro dos terrenos de erva verde, diz-se que há mais vacas do que habitantes nesta ilha e nós podemos comprová-lo.
Era o derradeiro dia, chegámos ao Miradouro Vista do Rei, ansiávamos ver as lagoas que nasceram das lágrimas derramadas dos olhos azuis da princesa e do pastor de olhos verdes, separados por um amor impossível, segundo a lenda local. Mas não estavam lá, não conseguimos ver nada, fomos atraiçoadas outra vez pela névoa que cobria todo o vale do complexo vulcânico formado há 36.000 anos. Jurámos ali mesmo, nós as três, as três de sempre, que voltaríamos juntas aos Açores, a São Miguel e ao Miradouro do Rei.
Como chegar How to get there Há voos diretos desde Boston, Bruxelas, Dusseldorf, Lisboa, Londres Stansted, Porto, Providence e Toronto até Ponta Delgada.
Como se deslocar How to move around Alugar um carro é a melhor opção para visitar toda a ilha. À saída do aeroporto há várias empresas de rent-a-car.
Onde dormir Where to sleep Há diversas ofertas por toda a ilha. Nós optámos por ficar sempre em Ponta Delgada no Ilha Hostel & Suites. Abriu o ano passado, tudo é novinho e harmonioso. O pequeno-almoço oferece-nos do melhor que é produzido localmente. www.ilhaazores.com/ Onde comer Where to eat Espinha.come Nas Furnas, provámos um hambúrguer em bolo lêvedo, um pão adocicado típico desta zona. www.facebook.com/espinha.come
Restaurante Associação Agrícola de São Miguel Na Ribera Grande, servem o famoso bife de vaca dos Açores com diferentes molhos, a escolha é difícil. www.restauranteaasm.com/pt/
Rotas da Ilha Verde Em Ponta Delgada, um restaurante vegetariano muito agradável com sobremesas de sonho. www.instagram.com/rotasrestaurantevegetariano/
Taberna Açor Em Ponta Delgada e o nosso favorito. Petiscos e tapas de nos perdermos em todas as opções. O ananás caramelizado com gelado de bolacha mulata fez-nos regressar no dia seguinte. bit.ly/2A7NoCV
A Tasca Em Ponta Delgada, comida típica açoriana com uma carta extensa e variada. bit.ly/35DTLct O que visitar What to visit Lagoa das Furnas Uma imensa lagoa de água clara. Podem fazer o trilho a pé circular de 9,5km trails.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/sao-miguel/lagoa-das-furnas
Parque Terra Nostra Thomas Hickling (1743-1834), cônsul americano instalou-se na ilha de São Miguel e criou o magnífico jardim botânico com espécies exóticas. Aberto até às 18h. Preço: 8.00€. www.parqueterranostra.com/pt-pt/home.aspx
Poça da Dona Beija Piscinas naturais águas de enxofre. Aberto até às 23h. Preço: 6.00€. www.pocadonabeija.com/
Azores Epic Adventures Canyoning no Parque Natural dos Caldeirões. www.azoresepicadventures.com/pt-pt/
Lagoa do Congro Pequenina, mas uma das mais bonitas e secretas.
Areais de Santa Bárbara A praia de areia negra contrasta com o forte azul do mar.
Miradouro Vista do Rei e Lagoas das Sete Cidades A paisagem que melhor caracteriza São Miguel.
Piscinas naturais de Ponta da Ferraria Devido a fenómenos vulcânicos, a água do mar é aquecida durante a maré baixa.
Centro histórico de Ponta Delgada A cidade fundada em 1546 é dinâmica e alegre. Não deixem de conhecer a Praça do Município e os Paços do Concelho. A típica calçada portuguesa adorna os passeios e as praças, mas o contraste entre as cores é maior: – “É o que temos, menina, rocha basáltica, o mármore branco importamos do continente”. Onde comprar Where to shop Mercado da Graça Em Ponta Delgada, local de comércio de produtos agrícolas. Os doces de frutas exóticas e um pedaço de queijo da Ilha de São Jorge são o presente perfeito para levar para casa.
Fábrica de Chá Gorreana Fundada em 1883, a mais antiga, e atualmente única, plantação de chá da Europa. Na loja, comercializam chá verde e chá preto e outros produtos regionais. Aberto até às 18h. gorreana.pt/pt/
Plantação de Ananases Augusto Arruda Aberta ao público desde 1919, permite explorar as estufas onde se encontram os ananases nas suas diferentes fases de crescimento. As visitas são gratuitas e na loja encontram vários produtos confecionados com ananás: licores, doces, compotas, bolos, gelados, etc. Aberto até às 18.00h. www.ananasesarruda.com/

Aqui está um mapa com todos os locais mencionados no post: